A madrugada desta terça-feira (31) vai ser de frio intenso, com previsão de 4ºC. Mas não é só a baixa temperatura que vai marcar o último dia de maio. Quem olhar para o céu poderá ver uma chuva de meteoros presente em todo o Rio Grande do Sul.
O fenômeno é fruto da passagem do nosso planeta por uma nuvem de fragmentos de um cometa que passou próximo do sol e da Terra em 1995. Conforme o professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rogemar Riffel, na medida em que a Terra atravessar a nuvem de detritos, alguns desses objetos cairão na atmosfera, pegando fogo durante este processo, o que resulta na chuva de meteoros.
Amanhecer da terça-feira será de geada e temperaturas próximas a zero
Estudos estimam que cerca de 10 mil a 100 mil meteoros deixados pelo Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, como é denominado pelos cientistas, entrem na atmosfera da Terra por hora. No Estado, o fenômeno poderá ser visto com maior intensidade a partir das 2h da madrugada e deve durar cerca de 40 minutos.
Apesar do frio intenso, os santa-marienses serão privilegiados com um céu limpo durante a noite, aumentando as chances de visibilidade do fenômeno. Segundo o professor da UFSM e meteorologista Vagner Anabor, a nebulosidade será baixa, o que também resulta em temperaturas amenas.
Denzel Valiente, [email protected]
Leia todas as notícias